Pular para o conteúdo principal

Um Homem de Bem - Thaís Dorneles Pinto



Como se diz por aí, João Siqueira era mão-fechada, avarento, canguinha, mão-de-vaca... O era de maneira irremediável, como só quem havia passado por momentos de muita necessidade na vida conseguia ser.
Mesmo com mais de 70 anos e dono de muitas muitas posses, a fome na infância lhe imprimira tamanho trauma que vivia como se não tivesse certeza da próxima refeição. Racionava tudo o que podia, juntava pedacinhos de sabonete, tomava banho frio e comia pouco, muito pouco.
Sabe que por conta disso sepultara o casamento com Dolores, mãe de seus dois filhos. Sofria e, talvez, no íntimo, quisesse ter tido forças para mudar, mas sempre fora orgulhoso demais para admitir.
Acreditava que superar tantas adversidades tinha lhe trazido força e honradez e, de fato, João era um homem correto. No entanto, sua dureza o impediu de viver plenamente todas as bênçãos que a vida havia lhe dado. Não perdera apenas Dolores, perdera todas as alegrias da vida.
Embora visse os filhos de vez em quando, seu relacionamento era protocolar. Tinha orgulho dos homens que criara, mas não sabia como agir quando estavam juntos, não podia mais dar-lhes ordens e se aborrecia quando duvidavam das coisas que falava.
Com o passar do tempo, seus filhos também se casaram e tiveram filhos. Mas João se sentia ainda mais desconfortável no papel de avô. Se ressentia da falta de respeito dos netos e das liberdades das noras.
Eventualmente, também seus filhos deixaram de visita-lo. Tinham desculpas plausíveis na vida corrida, nas esposas, nos netos, nos cachorros, na chuva pesada.... Também não sabia mais de Dolores e se ressentia pelo seu “desaparecimento”. No começo, tinha certeza que voltaria e pediria perdão.
Sentia-se injustiçado e esquecido. Como a uma pessoa de tanto valor fora reservado um destino tão solitário?!
Os filhos preocupavam-se com o bem-estar do pai e tentaram convencer-lhe a aceitar ajuda nos trabalhos de casa. Chegaram a contratar uma faxineira, mas João a achava preguiçosa e se aborrecia com sua presença. Demitiu a pobre na segunda semana.
Tinha dores horríveis na coluna, mas continuava a varrer, lavar, passar, desinfetar, cozinhar, sofrer.... Por outro lado, se sentia útil, capaz, até orgulhoso!
Certo dia acordou sentindo o corpo pesado e tentou se mexer, em vão. Via apenas o teto do quarto, já devia ser tarde. Tentava, mas o corpo não obedecia, nem mesmo o pescoço se movia, estava completamente travado.
Ficou com raiva, xingou o vento, amaldiçoou todos os inimigos da vida e a própria vida. Sentia fome e sede, o que lhe dava ainda mais raiva. Só conseguia ver as sombras se mexendo no teto do quarto, vendo o tempo passar.
Tinha esperança de que os filhos viessem socorrê-lo, quem sabe até Dolores, pudesse aparecer de surpresa! Os dias iam passando, a esperança ia se desfazendo e a tristeza tomava conta. Chorava como podia, lágrimas secas e trêmulas.
A cada manhã tinha de certificar-se de que estava vivo, beliscava a coxa e abria os olhos com dificuldade. Os lábios estavam grudados e a garganta muito seca, já não conseguia falar.
Pensou em toda sua vida e em como o sofrimento sempre lhe havia acompanhado. A fome constante na infância, o trabalho árduo, o fim do casamento e agora o terrível fim solitário.
Uma sensação de orgulho lhe tomou o corpo. Verteu uma última lágrima microscópica e pensou, João Siqueira, é um homem de bem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Árvore - Ana Keller

  Tenho de sair porta afora! Quase como se, se não o fizer, interrompo o fluxo respiratório. E não apenas porta afora, mas árvore a dentro. Qual será dessa vez? O templo no qual vou entrar? Ah ! Lá está ela ! Parece ferida no tronco. Não, não é uma ferida. É uma cicatriz. Uma cicatriz aberta. Mostra que a criatura já superou a dor, mas continua exibindo o tamanho do ataque que sofreu. Quando Ela, no topo, se abre em galhos, esses são robustos ao invés de elegantes como os que  costumo apreciar. Como são os cactos nos desertos. Ah ! Entendo a experiência desse Templo em que penetro agora ! Esqueço-me de onde venho e nem me importo para onde vou. Respiro a abundância do meu dentro. Sinto as carnes, as veias e os nervos incharem-se. Está imenso o meu interior. E não é preciso pensar, nem elaborar nada. Basta deixar a língua passear nos lábios e saborear essa montanha de Eu que Sou entre as paredes do meu Templo. O rito prossegue e sinto toda a gente que Sou sendo abençoada. Circulo desde

É preciso ir para algum lugar? - Vera Barrozo

  É preciso ir para algum lugar? Parei. Aqui. Ao sol. Nessa cidade que não conheço... bebo uma água com limão. Pessoas caminham...  Passam. Estar...  Estar aqui.  É Paris. (Foi tanto tempo pra chegar aqui!) Agora cheguei. Nessa mesa... E já cá não estou. Porque as letras, os rumos, os objetivos de um itinerário turístico escrito por alguém – mais provavelmente dezenas – ou centenas – de pessoas me pretende dizer o que devo fazer para... (ter estado aqui) ... agora, que cheguei aqui. Não basta estar. Não basta respirar. (Se estou em Paris, há um roteiro inteiro: enorme, quilométrico, longo, antigo, moderno...) NADA de minusculinidades... Quem é você... Que vem a Paris  para sorver  o  ar da  luz  que é  re fle ti da  ao seu redor???

Vi e vivi - Rachel Dorneles

  Hoje faço 50 anos, sobrevivi! Vivi o que é desamor, falso amor e amor superficial. Tudo isso carregado de microviolências.   Fiquei maravilhada com a Comunicação Não Violenta,  quando  a descobri! Sinto que é meu o desafio de aprender e aplicar a empatia. Ao longo da vida, tenho carregado intimamente canhões voltados contra mim, respingando estilhaços  nos outros.   Curar as feridas da violência e transformá-las em humanidade é uma inspiração vinda do exemplo de Nelson Mandela.   Minha sede é de  perseverar  como os nossos indígenas. E de  renascer  assim como fizeram os africanos escravizados. Fico me imaginando nessa ou naquela situação.   Suspeito que haja uma foça interior, uma grande inteligência cósmica que orienta a quem resiste desde dentro de si para preservar a humanidade.