Pular para o conteúdo principal

Brasília - 1993 - Cecília Aprigliano


Brasília foi uma grande surpresa em minha vida. Outros rostos, outra paisagem.  A minha vinda para Brasília teve um gosto de festa. Estava com medo, mas a novidade de tudo me fazia ficar tão atordoadamente feliz. 
Brasília era um mundo de horizontes em todos os sentidos. No geográfico, no emocional e no profissional. A geografia era obviamente tão distinta de tudo que eu estava acostumada, mas era maravilhoso. O sol brilhava muito forte, a luz entrava nos olhos e no nosso corpo de uma forma quase revigorante. Recordo-me do dia que cheguei: ao sair do aeroporto a luz do sol invadiu meu corpo, através dos olhos, que não esperavam uma luminosidade tão intensa.  
Fui tão bem recebida pela Brasília de amplos horizontes e por amigos queridos. Ia caminhando pelas superquadras com a certeza de que podia viver ali. 
A minha profissão ia crescer aqui, mas eu ainda não sabia. Logo na chegada procurei colegas de profissão para entender as minhas possibilidades no planalto. Uma certa angústia se apossava de mim neste terreno. Tentei respirar e manter a calma e tranquilidade que a mudança exigiria de mim. Fui acolhida.
Mais quatro meses se passaram e já tínhamos nosso canto nesta cidade de muito sol, muita amplidão e a vontade do novo. Andava por Brasília com a certeza de que de certa forma já conhecia um pouco de tudo. Uma cidade que tem coisas bem definidas como a época da seca que mostra tantos Ipês coloridos, uma arvore quase símbolo desta cidade que me adotou.
A adaptação do ser humano faz certamente parte de um desejo. 
Adapto-me, pois desejo tanto estar ali.
Tenho o Levi e a Olivia. Ainda são tão pequenos. Olivia com seis meses e Levi com cinco anos. No início, nós três caminhávamos duas ou três Superquadras de Brasília para irmos à escola do Levi ou ao supermercado e a noite íamos os quatro comprar cachorro quente na entrada da nossa quadra: a SQS 306. O cachorro quente era um evento que sempre tinha gosto de festa. 
Nossas andanças eram cercadas de luz e flores, mas tantas vezes não percebia o movimento a minha volta, só via nós três. A Olivia ia como um filhote de Canguru em seu “porta bebê, que se encaixava em meus ombros e que me permitia vê-la ora dormindo, ora olhando tão atenta as pessoas que passavam a sua volta. Levi me dava a mão e ia como uma grande companhia, um guardião de todo esse movimento. Guardávamo-nos! Ele a mim e eu a ele. Olivia observava atenta a esses cuidados pois ela já sabia que em breve tanta observação seria útil para ela também. Nós três nos guardávamos.
Brasília, junto com seu céu abria-se para nós, recém-chegados. 
O horizonte é muito amplo em Brasília. Aqui aprendi o real significado do amplo!

Créditos da Imagem: Lorena Santos

Comentários

  1. Me identifiquei muito no seu texto, esse deslumbramento com as coisas daqui...A adaptação não é fácil, mas a sensação de amplitude e esses espaços enormes de Brasília sempre conquistam a gente!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Árvore - Ana Keller

  Tenho de sair porta afora! Quase como se, se não o fizer, interrompo o fluxo respiratório. E não apenas porta afora, mas árvore a dentro. Qual será dessa vez? O templo no qual vou entrar? Ah ! Lá está ela ! Parece ferida no tronco. Não, não é uma ferida. É uma cicatriz. Uma cicatriz aberta. Mostra que a criatura já superou a dor, mas continua exibindo o tamanho do ataque que sofreu. Quando Ela, no topo, se abre em galhos, esses são robustos ao invés de elegantes como os que  costumo apreciar. Como são os cactos nos desertos. Ah ! Entendo a experiência desse Templo em que penetro agora ! Esqueço-me de onde venho e nem me importo para onde vou. Respiro a abundância do meu dentro. Sinto as carnes, as veias e os nervos incharem-se. Está imenso o meu interior. E não é preciso pensar, nem elaborar nada. Basta deixar a língua passear nos lábios e saborear essa montanha de Eu que Sou entre as paredes do meu Templo. O rito prossegue e sinto toda a gente que Sou sendo abençoada. Circulo desde

É preciso ir para algum lugar? - Vera Barrozo

  É preciso ir para algum lugar? Parei. Aqui. Ao sol. Nessa cidade que não conheço... bebo uma água com limão. Pessoas caminham...  Passam. Estar...  Estar aqui.  É Paris. (Foi tanto tempo pra chegar aqui!) Agora cheguei. Nessa mesa... E já cá não estou. Porque as letras, os rumos, os objetivos de um itinerário turístico escrito por alguém – mais provavelmente dezenas – ou centenas – de pessoas me pretende dizer o que devo fazer para... (ter estado aqui) ... agora, que cheguei aqui. Não basta estar. Não basta respirar. (Se estou em Paris, há um roteiro inteiro: enorme, quilométrico, longo, antigo, moderno...) NADA de minusculinidades... Quem é você... Que vem a Paris  para sorver  o  ar da  luz  que é  re fle ti da  ao seu redor???

Vi e vivi - Rachel Dorneles

  Hoje faço 50 anos, sobrevivi! Vivi o que é desamor, falso amor e amor superficial. Tudo isso carregado de microviolências.   Fiquei maravilhada com a Comunicação Não Violenta,  quando  a descobri! Sinto que é meu o desafio de aprender e aplicar a empatia. Ao longo da vida, tenho carregado intimamente canhões voltados contra mim, respingando estilhaços  nos outros.   Curar as feridas da violência e transformá-las em humanidade é uma inspiração vinda do exemplo de Nelson Mandela.   Minha sede é de  perseverar  como os nossos indígenas. E de  renascer  assim como fizeram os africanos escravizados. Fico me imaginando nessa ou naquela situação.   Suspeito que haja uma foça interior, uma grande inteligência cósmica que orienta a quem resiste desde dentro de si para preservar a humanidade.