Pular para o conteúdo principal

CHEIRO DE SAUDADE - Conceição Couto

         Frescor. Era assim o cheiro dela - pelo menos, do que eu lembro, ou o que a fantasia me ajudou a construir. Era com esse cheiro que ela me beijava a testa todas as manhãs, vestida no costumeiro saia e blusa para ir ao trabalho.
Eu ia com um beijo na testa para a escola e lá ficávamos: eu e o beijo. Só a encontrava novamente à noite, já cansada do trabalho.
Lembro-me do seu abraço quando a professora - sem eu saber - disse que eu tinha ficado em quarto lugar no ano letivo. Ela me abraçou quando eu queria o primeiro lugar.
Quando me chamaram de “Bolinha”, ela foi à escola falar com os meus colegas, e eu nem tinha me importado com o apelido .
Blusa de linho com o nome da escola bordado. Saia plissada azul-marinho. Sapatos de couro e meias brancas. Era assim também que ela demonstrava o seu capricho.
Na primeira comunhão, tive medo da vela, pois podia, em contato com o véu, pegar fogo, disseram-me as freiras. Ela ficou no final da igreja, longe de todos, a me observar. Só muito tempo depois entendi porque ela não comungou. Filha de Capuchinho que sou, como poderia ela receber o corpo de Cristo?
No meu oitavo aniversário, ela fez uma festa para a época. Bolo de nozes decorado, cascata de balas de coco, guaraná , roupa para antes e depois dos parabéns. Fotos e álbum. O último aniversário dela comigo.
Vieram as internações. “Sua mãe foi para o hospital”. E lá voltava ela, abatida. E ia outra vez.
Uma cicatriz a marcou do pescoço ao umbigo. Um dia ela me perguntou, “Quem precisa mais: você de mim ou eu de você?” “Você de mim”, disse eu sem nada saber.
Quando estava no hospital, passava as tardes na casa de uma vizinha querida e levava o meu sobrinho de alguns meses. Brincávamos de boneco com o sobrinho - eu e a filha da vizinha.
Um dia minha irmã chegou à casa da vizinha com todos os pertences da minha mãe.
Eu entendi. Chorei e passei a noite por lá.
No outro dia, fomos para o que seria a despedida. Alguém me levou para lhe dar um beijo na testa. Alguém disse para jogar cal em seu caixão. Foi o que fiz. Joguei também pétalas de rosas.
Voltamos para casa, e o meu grande medo foi dormir sozinha. De dia, minha irmã me deixava só, e eu via a minha mãe por todos os cantos da casa. O cheiro de lavanda impregnado nos cômodos. As saias e blusas penduradas no armário . Minha testa sem o beijo. Perambulava pelos cômodos do apartamento vazio .





Brasília, 3 de novembro de 2017.

Comentários

  1. Que texto. Emocionante na sutileza, delicado como o amor de mãe que sua leitura nos faz sentir no coração com toque de humanidade, de finitude, que torna tudo tão precioso na vida. Obrigada por escrever, querida amiga.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Árvore - Ana Keller

  Tenho de sair porta afora! Quase como se, se não o fizer, interrompo o fluxo respiratório. E não apenas porta afora, mas árvore a dentro. Qual será dessa vez? O templo no qual vou entrar? Ah ! Lá está ela ! Parece ferida no tronco. Não, não é uma ferida. É uma cicatriz. Uma cicatriz aberta. Mostra que a criatura já superou a dor, mas continua exibindo o tamanho do ataque que sofreu. Quando Ela, no topo, se abre em galhos, esses são robustos ao invés de elegantes como os que  costumo apreciar. Como são os cactos nos desertos. Ah ! Entendo a experiência desse Templo em que penetro agora ! Esqueço-me de onde venho e nem me importo para onde vou. Respiro a abundância do meu dentro. Sinto as carnes, as veias e os nervos incharem-se. Está imenso o meu interior. E não é preciso pensar, nem elaborar nada. Basta deixar a língua passear nos lábios e saborear essa montanha de Eu que Sou entre as paredes do meu Templo. O rito prossegue e sinto toda a gente que Sou sendo abençoada. Circulo desde

É preciso ir para algum lugar? - Vera Barrozo

  É preciso ir para algum lugar? Parei. Aqui. Ao sol. Nessa cidade que não conheço... bebo uma água com limão. Pessoas caminham...  Passam. Estar...  Estar aqui.  É Paris. (Foi tanto tempo pra chegar aqui!) Agora cheguei. Nessa mesa... E já cá não estou. Porque as letras, os rumos, os objetivos de um itinerário turístico escrito por alguém – mais provavelmente dezenas – ou centenas – de pessoas me pretende dizer o que devo fazer para... (ter estado aqui) ... agora, que cheguei aqui. Não basta estar. Não basta respirar. (Se estou em Paris, há um roteiro inteiro: enorme, quilométrico, longo, antigo, moderno...) NADA de minusculinidades... Quem é você... Que vem a Paris  para sorver  o  ar da  luz  que é  re fle ti da  ao seu redor???

Vi e vivi - Rachel Dorneles

  Hoje faço 50 anos, sobrevivi! Vivi o que é desamor, falso amor e amor superficial. Tudo isso carregado de microviolências.   Fiquei maravilhada com a Comunicação Não Violenta,  quando  a descobri! Sinto que é meu o desafio de aprender e aplicar a empatia. Ao longo da vida, tenho carregado intimamente canhões voltados contra mim, respingando estilhaços  nos outros.   Curar as feridas da violência e transformá-las em humanidade é uma inspiração vinda do exemplo de Nelson Mandela.   Minha sede é de  perseverar  como os nossos indígenas. E de  renascer  assim como fizeram os africanos escravizados. Fico me imaginando nessa ou naquela situação.   Suspeito que haja uma foça interior, uma grande inteligência cósmica que orienta a quem resiste desde dentro de si para preservar a humanidade.